sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ilustração Hulk X Homem-aranha : Tutorial

Um lema a que me apeguei nos últimos tempos e que procuro seguir a risca é que se estamos com algum tempo sobrando, o melhor a fazer é preenchê-lo com conteúdo, ou melhor, A CABEÇA com conteúdo. Ler, estudar algo, pesquisar, conversar com amigos ou colegas de áreas correlatas (ou não) a sua, criar com liberdade, ou...fazer um curso. Mesmo que o curso não seja lá grandes coisas ou não apresente grandes novidades para você (o que é raro, por mais expert que você seja em algum assunto), no mínimo, você vai conhecer um ponto de vista diferente OU vai conhecer alguém diferente.

Por que estou comentando isso?

Por causa dessa ilustração do (infeliz do) Homem-aranha lutando (sendo humilhado) pelo (gigante esmeralda) Hulk. A fiz para colocar no meu portifólio como parte do processo seletivo para entrar em um curso de quadrinhos voltado para o mercado estadounidense de super-heróis. (Por estar na dúvida se faço ou não o "merchandising" da escola em questão, não a citarei por enquanto, mas posso dizer que) O curso é recheado de professores atuantes nesse mercado, tendo inclusive caras que fizeram e fazem publicações do primeiro escalão como Superman e X-men, entre várias outras.

Só a convivência com sujeitos desse gabarito já vale cada centavo, e por que não, pela inspiração, como foi o caso da criação dessa ilustração que eu batizei de "Easy Boy, Easy" (algo com "calma, garoto, calma").

Ainda estou no comecinho do curso, mas as aulas de narrativa e composição já foram uma bela amostra de como certas linguagens, por mais diferentes que sejam, têm muito em comum, como cinema, quadrinhos e games. Narrativa, composição, enquadramento...conceitos que se aplicam em qualquer uma dessas áreas de formas diferentes sim, porém, incrivelmente lincadas.

Enfim, isso é papo pra um belo post exclusivo...

Abaixo, mais um passo-a-passo nos moldes daquele anterior da She-ra, porém menos minucioso.


Rough em vermelho para não confundir depois com a linha escura da arte-final.


Linhas arte-finalizadas em layers (camadas) diferentes no Adobe Photoshop CS3.
A camada em vermelho com transparência.


Edifícios ao fundo numa camada levemente transparente.


Seleções em cada uma das figuras que transformo em Paths salvos, depois os preencho em camadas separadas com uma cor base.


Todas as camadas preenchidas com suas cores bases e devidamente bloqueadas em seus pixels transparentes (dê uma procurada nos ícones do topo da caixa de diálogo de camadas do Photoshop. Há uma linha com bloqueios de diversos tipos. Um deles é um xadrezinho. Esse é o Bloqueio de pixels transparentes. E pra que serve? Simples: nenhum pixel que não esteja preenchido com alguma cor estará acessível. Exemplo: imagine eu pintando a sombra da cabeça do Homem-aranha desse desenho mas, para isso, eu precise de um pincel disperso e com diâmetro em pixels bem maior que a cabeça do Aranha. Se eu não bloqueio os pixels transparentes, ao dar uma pincelada sobre a cabeça, o pincél vazaria a área da pintura - os contornos do desenho do Aranha - "borrando", pintando áreas que não deveriam ser pintadas. No entanto, com os pixels transparentes bloqueados, posso pincelar à vontade sobre o Aranha com pincéis bem maiores do que ele, que não terei esse problema).


Mais camadas separando as cores bases de cada área do desenho e uma outra camada sobre a da linha arte-finalizada que me servirá de guia de sombras.


Em seguida criei camadas extras para a pintura sobre cada área preenchida com uma cor base. Exemplo: Sobre a camada do amarelo base do táxi, criei uma nova camada para a pintura das sombras, brilhos e efeitos do mesmo, e sobre essa camada, crei outra camada só pro motorista. Essas duas camadas extras eu deixei lincadas à camada do amarelo base que passou a funcionar como máscara.


Pintura e mais pintura - que é a parte mais difícil e que exige mais conhecimento e anos de estudo, prática e, claro, talento (que varia de pessoa pra pessoa).


Atenção ao cenário.


Mais cenário.


Mais uma camada na área do Táxi pra criar o parabrisa trincado.


Criei também uma camada para "saltar" a mão do Hulk do primeiro plano com uma espécie de aura verde de poder pronta pra esmagar o pobre Aranha.


Mudei a boca do Hulk e dei mais atenção a alguns contornos como a relação da cabeça do Aranha com o fundo.


A camada guia de sombras ficou bem mais transparente, pois queria reforçar a idéia da cena estar acontecendo durante o dia (basta ver o céu). O céu está claro, porém com nuvens, logo a sombra não poderia ficar tão dura quanto estava antes - nesse caso, foi mera opção típica de "licença poética". Poderia ter deixado a camada guia de sombras 100% opaca como antes também, mas foi opção deliberada deixar o desenho como um todo mais claro devido ao aspecto até cômico da cena.


Reforço de claridade nas partes superiores do desenho, como o trapézio (me refiro ao músculo que encaixa o pescoço às costas, não a uma forma geométrica...) do Hulk e os nós dos dedos da mão em primeiro plano.

Caput!

É isso aí!
Espero que alguma informação tenha sido útil...
Em um próximo passo-a-passo, quem sabe, posso colocar em imagens bem grandes aonde ficam os tais ícones de bloquear pixels transparentes e outras ferramentas. Por hora, fucem! :P

0 comentários: