terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sobre

Sobre o BLOGUEIRO:
aLDO mARQUES (codinome "nEURaLL") é Brasileiro, paulistaníssimo, branquelo, designer de formação e, como costuma dizer, de “criação” também – o pai arquiteto e a mãe “customizadora-ocasional-de-tudo-que-é-coisa” acabaram, mesmo sem querer (querendo) incentivando a veia criativa nos filhos (no plural mesmo, porque o irmão do blogueiro é também designer, e dos baitas!).

Como profissional, é Ilustrador, animador 2D, designer de personagens (character designer), concept designer, storyboarder e designer (os contatos estão no link CONTATOS e no menu da direita, ok?).

Como sujeito, é um aficionado por cultura (leia-se cinema, quadrinhos, festivais, exposições, viagens, shows, museus, enciclopédias, ou mesmo um bom papo, enfim, tudo), aonde busca ininterruptamente novas formas de se entender o mundo, a si próprio, as pessoas ao seu redor e de onde extrai idéias para novas criações.

Um incorrigível curioso isento de preconceitos que usa como principais inspirações tanto de vida como de profissão, o cinema, a natureza e as pessoas (os entes queridos, em especial).

O cinema, por considerar esta, provavelmente, a forma de arte mais completa por trabalhar de forma tão simbiótica e rica a narrativa (roteiro, edição, etc), o visual (direção de arte, fotografia, etc), a música (trilha incidental, etc) e o som (efeitos sonoros,etc) numa tela chapada em duas dimensões e em cerca de duas horinhas; haja “etecéteras”! E a natureza (benditas enciclopédias ilustradas com animais da infância...), pelo simples fato de ser perfeita. Simples assim. Por que mais poderia ser? É uma mãe mesmo, e como é paciente com o filho “homem”.

Agora, fugindo do papo “hippie”, o blogueiro está sempre em busca de novos, instigantes e desafiadores trabalhos e projetos (pessoais ou contratados) dentro das áreas já citadas acima e outras correlatas como caricaturas, criação de presentes artesanais personalizados e modelagem.

Entre os projetos mais recentes, o Blogueiro, aliado a um grande parceiro, ficou entre os suplentes no Edital do projeto AnimaTV, superando estúdios de animação consolidados no mercado; está também no decorrer de um curso de extensão que aborda a Linguagem, Estética e o Olhar Cinematográficos, e produzindo projeto pessoal de quadrinhos além de, paralelamente, estar fazendo seus tradicionais trabalhos freelance.

Como freelance, já fez trabalhos para clientes como TV1 em parceria com a Globo.com, Bradesco, Porto Seguro Seguros, Grupo Marista, Itaú, Tetrapak, entre outros.


------------------------------------------------------

...Sobre o BLOG:
Tem como intenção primeira ser um canal com linguagem informal (que é o espelho do blogueiro), de bate-papo mesmo, entre seu criador e os visitantes, seja quem for.

Ok, mas e o conteúdo?

A maioria dos posts são apresentações dos trabalhos do blogueiro...

...alternados, porém, a estes trabalhos, serão postados textos falando sobre o ofício do ser ilustrador/designer/animador e assuntos correlatos a isso, como definições dessas áreas, estilo verbete de enciclopédia (mais informal!), além de posts divulgando referências sejam visuais ou conceituais. Eventualmente, alguns posts sobre impressões e devaneios do blogueiro serão considerados, assim como posts passo-a-passo de alguns trabalhos, especialmente os das animações pessoais.

Sobre o conceito do blog e a seleção de trabalhos expostos aqui, o espaço não pretende prestigiar mais os trabalhos feitos profissionalmente (leia-se “pagos”) em detrimento dos pessoais, nem tampouco valorizará mais os mais recentes em detrimento dos mais antigos.

O motivo é simples:

Quem, de qualquer área que envolva criação, que não tem trabalhos pessoais que são verdadeiros "xodós"?

Muitos dos nossos trabalhos pessoais chamam tanto a atenção quanto trabalhos feitos profissionalmente (às vezes até mais) e muitos deles acabam sendo responsáveis por alguns dos nossos contatos profissionais, portanto, o blogueiro os considera de igual importância, sendo assim, nada mais justo que apresentá-los de forma igualitária.

O blogueiro, aliás, chama a todos seus trabalhos de filhos, logo, o “amor de pai” é igual sempre. Essa é a idéia!

Obs.: esses 2 últimos parágrafos merecem post próprio, pois a forma de apresentar nossos trabalhos é sempre motivo de debate na área... :)



No mais, o Blog espera sua visita e seus comentários, assim como sugestões, dicas, críticas e, claro, contatos profissionais, ok?

Bem-vindos e o blog agradece sua leitura até aqui (torcendo pra ela ser incentivadora para o restante do blog!!) ;)

0 comentários: