quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ilustração Akiré 2 : mais refinado



Como comentado no post anterior, tanto nessa ilustração quanto na anterior a personagem retratada chama-se Akiré, uma elfa. Por motivos que pouquíssimos conhecem, ela tem forte relação com leões. ;) ...mas isso não vem ao caso agora...

Voltando à ilustração, a fiz no Adobe Photoshop CS3, assim como a anterior. Também como a anterior, só usei referência fotográfica para a criação da Elfa, todo o restante, incluindo as vestes e o cenário foram criados sem elas. A idéia era explorar bem a criação de texturas e dar um ar ainda mais mágico e onírico pra essa ilustração do que a anterior. Devia ficar com um aspecto de filmes clássicos de fantasia medieval como o oitentista A Lenda ou mais recentes como Crônicas de Narnia. O não uso de referências foi proposital, justamente pra se ficar mais no plano da imaginação e pra servir de "fuga" do real. O que está longe, o que está perto, aonde terminam as montanhas e começa o chão, se seriam nuvens aquilo entre as montanhas, etc, são questões que devem ficam exclusivamente no plano da imaginação do expectador.

Um detalhe interessante que gostaria de ressaltar também é a tablet que uso.

Nesse meio do qual faço parte (design e afins), normalmente quando se fala em tablet, a primeira marca que se vem à cabeça é a Wacom, no entanto, a minha é uma (humilde) Genius 8X6 polegadas. Isso é tema pra outro post, fazer a comparação dela com Wacoms, mas em poucas palavras, só tenho elogios a fazer. Já são cerca de 4 anos sem dar qualquer problema.

Abaixo, alguns detalhes dessa ilustração (que levou 3 vezes mais tempo que a anterior) em comparação com a primeira da Akiré.

Obs.:  De curiosidade, no post "Ilustração estilo 'fast-food': Speed Painting", a Elfa e o Leão Begabung (esse é o nome do leãozão que a acompanha) já estavam retratados...sutilmente, mas são os 2.
Obs2.: As comparações das duas ilustrações não têm aqui qualquer motivação de exaltar uma em  detrimento da outra, mas só mostrar como uma mesma técnica, com mais tempo, pode ter um resultado ainda mais refinado. Na ilustração do fundo roxo do post anterior, os contornos das pinceladas são bem mais evidentes, enquanto que na ilustração com o leazinho mágico (o Lambert) e com cenário mais trabalhado, as pinceladas são bem suaves, especialmente no primeiro plano. REPITO: isso não é demérito da primeira! É só uma opção de acabamento. Se o fato de vermos as pinceladas fosse um defeito, praticamente todo grande pintor modernista genial seria "fraquinho fraquinho". ;)








1 comentários:

Érika disse...

Primeirinha!!!!!!!

Sou sua fã número 1!!!!!
E como eu já disse várias vezes, sua padawan!

bjo no coração!