quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Glossário

Cada área tem suas particularidades, inclusive na linguagem.
É o enfermeiro que fala “essa panturrilha está com aspecto cianótico...”
É o político que fala “vossa excelência está tergiversando...”
É o cinéfilo que diz “esse plano sequência é bárbaro!”
E por aí vai.

Pra isso está sendo criado este glossário, porque afinal de contas, ilustração, animação, design, cinema, que são alguns dos temas abordados aqui, têm lá suas particularidades...

Provavelmente, haverá aqueles que já estão familiarizados com todos os termos do blog e que possa pensar que o glossário é meio "desnecessário", mas o blog parte do princípio que nem todos têm esse perfil... e NÃO TÊM MESMO! :P

As palavras estão organizadas em ordem alfabética.

A

A4: é um formato de folha, seja de papel ou não. É padronizado e suas medidas são 21 cm X 29,7. É o formato de papel mais comum usado em impressoras domésticas.
A padronização não se resume só ao A4, mas ao A3, A2, A1, etc. Sendo que as medidas são basicamente uma o dobro da outra. Quanto menor o número depois do A, maior é a folha. Por exemplo: a A3 é o dobro da A4 (29,7 X 42).

C

Caracter: Qualquer letra, número ou símbolo gráfico, matemático ou ortográfico digitado é um caracter. Em boa parte dos formulários na internet, até a barra de espaço é considerado como um caracter

Character: Nos dicionários de inglês/português, as primeiras traduções para character costuma ser "caráter", "personalidade", "temperamento", mas, entre as traduções, há a que se aplica correntemente nas áreas de design e afins: personagem. Portanto, o Character Designer é o designer, o projetista, de personagens. Há campos diversos nessa área, que vão desde mascotes de marcas dos mais diversos produtos, até games e animações.

D

Degradé: É um efeito de massa de cor que começa em um tom ou matiz e termina em outra de forma suave. Normalmente, nos programas gráficos, esse efeito é chamado de gradient. Pode ser de um tom claro pra um escuro da mesma cor, ou mesmo de uma cor pra outra.

M

MSN ou Windows Messenger: É um programa (software) da Microsoft usado pra conversação entre duas ou mais pessoas pela internet. A idéia é papiar digitando (teclando ou "tecendo" como diz a gíria internética) nas janelas do programa.

P

Pixel Art: linguagel visual confessamente inspirada nas imagens dos videogames mais antigos, mas que, indiretamente também têm influência histórica e cultural de outras formas de linguagem como o ponto e cruz da costura, dos mosaicos, entre outros.
As imagens são formadas por quadrados ou blocos de formato similar e de cores chapadas variadas. No caso da linguagem atual, esses "quadrados" são os pixels que formam as imagens digital, que é a menor parte de uma imagem. O termo pixel, aliás, vem de "PICTURAL ELEMENT", ou seja, o elemento da imagem. O que há de mais "elementar" e básico da imagem.
Para se criar um imagem em Pixel Art, portanto, a idéia é editá-la pintando-se individualmente pixel a pixel, fazendo com que ela tenha seus contornos bem quadriculados.
É uma linguagem muito usada ainda hoje em jogos eletrônicos para celular ou mesmo em painéis eletrônicos em estádios ou no metrô, por exemplo. Repare nos contornos dessas imagens e você entenderá melhor o que é a Pixel Art ou visite esse post desse blog com imagens de detalhe de uma ilustração feita em Pixel Art aqui.

Post: Nos blogs, post é cada um dos artigos publicados. Por exemplo, no caso desse blog, o "glossário" é um post, assim como o "sobre" e assim por diante.

R

Rough: lê-se "Ráfi". É um rascunho, um esboço de algum projeto qualquer. Aquele desenho prévio que não tem acabamento refinado, mas que já dá uma idéia de como o projeto ficará no final.

S


Spam: Basicamente, são mensagens eletrônicas enviadas em massa. Normalmente são enviadas por e-mail, mas também podem aparecer assim, em comentários de blogs, em mensagens no Twitter e por aí vai. Em 99% (número hipotético, mas que acredito estar bem próximo da realidade..ehehehe) das vezes têm conteúdo inconveniente pra quem recebe. Há de vários tipos, desde os mais "inocentes", com correntes motivacionais até vírus, loucos pra saquear nossos computadores. A Wikipedia (pt.wikipedia.org) tem um artigo bem interessante sobre Spams. Caso queira dar uma lida nele, clique aqui.

T


Tablet: A tablet é um hardware ou periférico, se preferir, ou, simplesmente, um acessório para computador que consiste de uma mesa digitalizadora e uma caneta. Ela funciona como um mouse, mas, no lugar do mouse, você tem uma caneta (em alguns lugares, chamada de stylus), e no lugar da sua mesa, há uma mesa digitalizadora aonde sua caneta desliza a ponta. Essa mesa digitalizadora faz o papel da tela do monitor e possui uma malha de pontos sensíveis ao toque e à pressão. A ponta da caneta também tem esse tipo de sensibilidade, com isso, a Tablet possui 2 grandes vantagens sobre o mouse:
1- O manuseio propriamente dito, que simula uma caneta;
2- A possibilidade de fazer desenhos e formas que vão da linha mais fina à linha mais grossa ou mesmo, da mais clara à mais escura, num único traço, só aumentando ou diminuindo a pressão sobre a mesa.
É um acessório largamente usado pelo pessoal de artes gráficas de um modo geral, isso inclui esse bloqueiro aqui. :D
Ilustrar com ela é infinitamente mais prático do que com o mouse.

- Sobre marcas e recomendações (se você não pretende comprar uma Tablet, não precisa ler o resto desse verbete sobre tablets):

A marca mais usada e recomendada costuma ser a Wacom, mas há outras bem mais baratas que fazem bem o serviço também, como a Genius...que, por acaso, é a que uso. Em 4 anos nunca tive qualquer problema e, fazendo testes rápidos comparando ela com um modelo mais recente da Wacom, na prática, não senti nenhuma diferença, mesmo em pinceladas mais complexas.
Mas, claro que a Wacom tem lá suas vantagens, até pra justificar as diferenças gritantes de preço, e é largamente elogiada, não à toa. Ela tem botões de rolagem na mesa, não usa pilha na caneta (que a Genius usa), e tem uma bela compatibilidade com sistemas Apple (os macintoshs da vida) e monitores wide, características que são como et´s para a Genius.
Resumindo: se você quer uma tablet pra usar até do avesso e em tudo que é plataforma e monitor, e está com uma graninha "sobrando", compre uma Wacom. Se quer uma tablet pra usar em PC´s e com monitores mais "comuns", e não está com tanta saúde no bolso assim, a Genius já ajuda horrores. No meu caso, nunca tive a necessidade de comprar uma Wacom, por isso continuo feliz e contente com minha Gênius.

Tutorial: Vem da palavra Tutor, que é um sujeito que ensina algo. Pode ser um programa ou texto que tem como intenção mostrar em etapas, em passo-a-passo como se fazou se fez determinada coisa ou que caminho se deve seguir pra fazer algo.


---------------------------------------------------------------

Como sempre: o Blog estará sempre aberto a sugestões!
;)

Valeu pela visita!!
Boa navegação!

0 comentários: