sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ilustração Marilyn Manson :novo software

Pesquisar é sempre útil, enriquecedor e importante. Seja um novo material de pintura, uma nova linguagem visual ou um novo Software.

Essa ilustração, inspirada em show da banda Marilyn Manson (que este que vos digita estava presente), foi feita nesse esquema há cerca de 1 ano.

Li em uma pesquisa a la Google mesmo, sobre um programa chamado Artweaver.

Trata-se de um programa voltada para pintura digital. Não é tão completo quanto um Photoshop ou um Painter, mas tem uma interface amigável e recursos interessantes de pintura. Reparei nele, efeitos de pincelada comuns ao Painter e que o Photoshop ainda não tem (pelo menos, não que eu tenha descoberto ainda):

Efeitos "físicos" das pinceladas - é como eu costumo chamar.

São aquelas simulações de pinceladas sobre papel no mundo físico, de maneira que, quando você dá uma pincelada com uma cor e então, dá outra pincelada com outra cor por cima da primeira, ambas se mesclam, formando "borrões" ou mixadas mais próximas das pinceladas reais, como pintura a guache ou óleo ainda frescas. Dá pra ajustar as configurações das pinceladas também, com menos ou mais força, limites das pinceladas, etc.

Vale a pena brincar.
Ah, não saberia precisar quanto tempo se levou pra fazer essa ilustração, mas foram algumas horas de trabalho, entre pesquisa de referências fotográficas e "fuçadas" nas ferramentas do programa.

Abaixo, um detalhe maior da ilustração pra mostrar as pinceladas com maior evidência, além de uma da etapas do rough.

2 comentários:

Lucas De Toni Reginatto disse...

CARA!
mato a pau essa ilustração!!!
isso prova que não é o software que faz o artista e sim o artista que os faz. Mas gostaria de esclarecer uma dúvida: As ilustração produzidas pelo painter ou este programa que você usou, o trabalho final é em vetor? Qual a melhor opção no mercado para ilustração?

abraço e parabéns pelo trabalho!

nEURaLL disse...

Opa, Lucas, beleza?

Antes de qualquer coisa, valeu pelo elogio!

Quanto às suas dúvidas, vão aí meus conselhos:
Se é VETOR? Não. São imagens RASTER ou BITMAP. São imagens baseadas em trama de pixels (pix = picture, el = element). O vetor é baseado em pontos e curvas que se formam da relação entre esses pontos. É puro cálculo. O aspecto das imagens Vetores são bem "duras" e sintéticas. As imagens Raster são mais fotográficas e "artísticas". Vi no seu portifólio que você trabalha no Ilustrator, certo? ELE É VETOR. Fuce nos vetores do Photoshop e compare com os pincéis (raster) do próprio. Aumente e diminua bastante a imagem que você vai entender um pouco a diferença, ok?
Quanto à sua pergunta sobre qual a melhor opção de mercado para ilustração, é simples:
MUITO EMBASAMENTO CULTURAL, MUITO TREINO, AUTOCRÍTICA (mostre pras pessoas e pergunte a elas oq elas estão vendo e COMO estão vendo oq vc faz. Se a pessoa não sentir e ver oq vc queria passar, tá tudo errado) E UM BOM LÁPIS.
;)