sábado, 5 de setembro de 2009

Ilustração estilo "fast-food" : Speed Painting

Não sei precisar quando foi que recebi um e-mail do meu irmão, o designer Zuz (www.zuz.com.br) com um link para ilustrações realistas feitas no melhor estilo "fast-food", ou seja, rápidas pra cac...enfim, muita rápidas. As chamadas "speed-paints" ou "speed-paintings".


Faz cerca de 2 anos isso, desde então, uma série de ilustrações realistas apareceram sendo feitas no Youtube nesse estilo. A maioria reproduções de fotos ou cartazes de personagens ou personalidades consagradas. E todas duram por volta de 5 horas para execução.

Essa ilustração foi feita no
Photoshop CS3, sem referência fotográfica, e procurei nem usar o zoom para pintar detalhes. Uma das poucas semelhanças que esta ilustração guarda com os Speed Paintings "tradicionais" é o "speed", digamos assim: foi feita em cerca de 25 minutos. De resto, não foi reproduzido nada de lugar nenhum...só um lugar escondido em algum canto "neurall" da mente desse que vos escreve.

Observação para os mais afoitos:
Não teve
briefing, nem passou por aprovação de cliente, diretores de projeto, editores...enfim, foi feito informalmente, conversando e aos devaneios. Digo isso, pois há quem pense que, por ter sido rápido, foi "fácil" e o ser fácil pode ser muito confundido por alguns, com o "sem tanto valor", etc...
Esse debate é, definitivamente, tema pra um post solo futuro. ;)


ATUALIZADO: como comentei em posts mais recentes a este, a personagem que aparece nessa ilustração é a mesma desses outros 2 posts abaixo. Dêem uma visitinha nos closes da Elfa Akiré e de seus leões nestes links:
-http://aldo-marques.blogspot.com/2009/09/ilustracao-akire-2-mais-refinado.html
-http://aldo-marques.blogspot.com/2009/09/ilustracao-akire-elfa-magia-e-leoes.html

0 comentários: