segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ilustração Samuel Eto'o : Craques da Copa 2010

Esta ilustração da série Craques da Copa 2010 do blog do nEURaLL vai em homenagem ao, possivelmente, primeiro grande craque da Copa a ser eliminado.

Frustrantemente, mais uma vez, a seleção de Camarões ficou só na promessa e já foi "despachada" pelos adversários...deixando assim a Copa órfã do jogador que ficou estandartizado nos cartazes criados pelo comitê organizador, Fifa e toda sorte de marqueteiros, como forma de divulgar a primeira Copa da Mundo em continente africano.

Eto'o ao lado de Didier Drogba (farei uma ilustração dele em breve) são certamente dois dos maiores símbolos da capacidade técnica que o futebol africano é capaz de produzir nos últimos vinte anos. Nas décadas passadas, o liberiano George Weah, o também camaronês Roger Milla, o ganês Adedi Pelé e o nigeriano Kanu foram alguns dos seus precursores dessa capacidade.

Mas o que eu acho curioso é como, em época de Copa, o mundo parece transformar a África numa espécia de Portuguesa de Desportos, ou seja, a torna seu segundo time, torcendo para, caso sua própria seleção não vá bem na competição, que uma seleção africana vá.

Reflexo da velha história de torcer "pelo mais fraco"...por toda a imagem sofrida que a África, como um todo, infelizmente tem e com a qual compactua com sua própria realidade.

Sentimentozinho (bem) hipócrita pois, nos discursos as "autoridades" costumam bradar entusiasticamente que todos no mundo somos uma só nação, mas na prática, a África está lá...bom, deixa pra lá.

Valeu Eto'o!!

Te vejo no (multimilionário) Barcelona, na (riquíssima) Inter de Milão ou em algum outro clube de país que, nessas horas, sabe valorizar o talento africano...

Ps.: Adobe Flash CS4 foi o software usada pra se fazer a ilustração.

0 comentários: