sexta-feira, 4 de junho de 2010

Memos : Trailer de Metamorfose de Kafka

(enquanto o site não sai do forno...)

Olá, Neuronavegantes!!

Depois de um bom tempo, cá estamos com mais um post...esse com uma obra "das antigas", do tipo que temos que recorrer aos neurônios da memória. Nesse post fugirei ao convencional e colocarei a obra mais no meio do post, ok? A idéia é entender o conceito e a época na qual o video foi criado antes de assisti-lo (o que não vai impedir de muitos de vocês o verem antes, claro).

O trabalho em questão é da época da faculdade, foi feito em 2003, mas, apesar de antigo, gosto do resultado dele até hoje (como aliás, comento no finzinho do vídeo, portanto, perdão pela redundância).

Por estar muito envolvido com áreas audio-visuais nos últimos tempos (curso de estética cinematográfica, roteiro, participação em editais de animação...), acabei lembrando desse trabalho e decidi publicá-lo - jogando-o aos leões, apesar de saber que há detalhes que eu faria com muito mais propriedade e qualidade hoje.

Foi feito em grupo para a matéria Cine/TV do curso de design do Mackenzie.

Depois de pouco tempo hábil correndo feito loucos, lutando bravamente contra a inexperiência, contra uma professora que demorou um século pra aceitar que fizéssemos em animação (ela queria que todos os grupos fizessem em Live Action, ou seja, filmagem ao vivo com atores), e até as clássicas discussões internas dentro do grupo com suas "diferenças artísticas e/ou conceituais", chegamos a um resultado que, na época agradou a todos.

A proposta era fazer um trailer de filme de suspense e acabamos elegendo o livro A METAMORFOSE de Franz Kafka para servir de inspiração para o trabalho, graças às possibilidades surreais de narrativa.

Um adendo (que vai alongar um pouco meu texto, eu sei) : pra quem não conhece, Kafka foi um dos grandes escritores da história. Era tcheco (na época que nasceu a região ainda fazia parte do Império Austro-Húngaro) e sua escrita tinha forte paladar surreal. Os personagens centrais costumeiramente são sujeitos deslocados do mundo corriqueiro, perdidões mesmo, tanto social quanto psicologicamente...e isso também inclui essa obra, A Metamorfose. Nela, um pobre diabo (Gregory, mas que decidimos mudar para GREGOR por sugestão da dubladora), acorda em uma manhã qualquer na forma de um imenso inseto, como uma barata. Toda a narrativa do livro se apega a essa situação claustrofóbica (no sentido de estar preso ao próprio corpo) e bizarra da relação dele com a família.

Voltando ao trabalho, a idéia era criar uma atmosfera de sonho - com trilha sonora original nossa. Imaginamos a situação da irmã de Gregor, Greta, pressentindo que algo estava errado com seu irmão durante uma noite tentasse desesperadamente, invadir o quarto dele para ajuda-lo...claramente, em vão. Não era pra ficar claro se o que se passa no trailer é fato real ou algum tipo de estado à parte da mente do Gregor se transformando durante a noite, como naquelas situação em alpha que passamos eventualmente, entre o estado do sonho e do acordado, quando estamos dopados pelo sono, mas ouvimos o mundo real a nossa volta.

Bom, agora à obra, depois, aos créditos:

Metamorfose de Franz Kafka - trailer experimental from aLDO mARQUES on Vimeo.



Me pergunto o que as pessoas acham do resultado desse trabalho hoje em dia?
Tanto a estética quanto o temática abordadas são pouco convencionais, e essa indagação permanece intacta na minha "cachola".

abaixo os então alunos responsáveis pelo resultado - ressaltando que TUDO o que se vê nas imagens do trailer fora criado por nós:
aLDO mARQUES (na época com frescura e assinando "Marx")
- Direção geral, Direção de arte, Edição, Maquetes e bonecos e Pós-produção.

Eduardo Mojzka (hoje em www.zuz.com.br, baita designer!)
- Direção de Fotografia e Designer da marca do filme e do papel de parede da maquete.
(reparem nas baratinhas nele!!)

Samuel (hoje em http://www.megalodesign.com.br/, outro baita designer!)
- Designer das telas de créditos e criador das animações vetoriais.

Igor A
- Assistente Geral.

Rafael Batella
- Trilha sonora.
nota: ele fez em poucas horas a trilha, comigo no cangote o tempo todo dizendo coisas do tipo "por volta do segundo 25 a trilha aumenta...", "tem que ter um ar de sonho", etc...não sei como ele me aguentou naquele dia...

Colaboradores (todos super úteis e que vestiram a camisa do trabalho com afinco sem receber nenhum doce sequer):
Sergio Farias
- Consulta e execução das maquetes, transporte.

Simone Garcia
- Dublagem.

Julio Dojcsar
- Colaborou com a direção de fotografia e ajudou na função de "santo homem" também.

Fernanda Bellicieri
- Hoje uma grande amiga. Na época era estagiária de professora e a segurou por um bom tempo, nos dando assim minutos e paciência preciosos para entregar o trabalho. eheheheh...coisas de faculdade que, sabemos, acontece no mundo "real" dos trabalho "reais" também.
Bendito seja o network.


Abaixo algumas das fotos tiradas para criação da animação (duas delas não usadas):

0 comentários: