quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Glossário sendo atualizado!!

Já passados alguns dias de vida do blog, e agora as primeiras atualizações do Glossário foram feitas!!

São poucos verbetes ainda, mas com o tempo, esse bendito vai ficar agigantado...será praticamente uma enciclopédia! (menos, menos...que pretensão...eheheheh).

Caracter, Character, Rough...são algumas das palavras que adicionei ao Glossário.

Estava bolando um jeito agora de como inserir na interface do blog, um esquema bem claro para deixar avisado aos visitantes que uma determinada palavra está no glossário sem, necessariamente, colocar um link nela (talvez um "ver no glossário" em parênteses ao lado, não sei ao certo...).

Como sempre, o blog aceita sugestões! :D

Ilustração Akiré 2 : mais refinado



Como comentado no post anterior, tanto nessa ilustração quanto na anterior a personagem retratada chama-se Akiré, uma elfa. Por motivos que pouquíssimos conhecem, ela tem forte relação com leões. ;) ...mas isso não vem ao caso agora...

Voltando à ilustração, a fiz no Adobe Photoshop CS3, assim como a anterior. Também como a anterior, só usei referência fotográfica para a criação da Elfa, todo o restante, incluindo as vestes e o cenário foram criados sem elas. A idéia era explorar bem a criação de texturas e dar um ar ainda mais mágico e onírico pra essa ilustração do que a anterior. Devia ficar com um aspecto de filmes clássicos de fantasia medieval como o oitentista A Lenda ou mais recentes como Crônicas de Narnia. O não uso de referências foi proposital, justamente pra se ficar mais no plano da imaginação e pra servir de "fuga" do real. O que está longe, o que está perto, aonde terminam as montanhas e começa o chão, se seriam nuvens aquilo entre as montanhas, etc, são questões que devem ficam exclusivamente no plano da imaginação do expectador.

Um detalhe interessante que gostaria de ressaltar também é a tablet que uso.

Nesse meio do qual faço parte (design e afins), normalmente quando se fala em tablet, a primeira marca que se vem à cabeça é a Wacom, no entanto, a minha é uma (humilde) Genius 8X6 polegadas. Isso é tema pra outro post, fazer a comparação dela com Wacoms, mas em poucas palavras, só tenho elogios a fazer. Já são cerca de 4 anos sem dar qualquer problema.

Abaixo, alguns detalhes dessa ilustração (que levou 3 vezes mais tempo que a anterior) em comparação com a primeira da Akiré.

Obs.:  De curiosidade, no post "Ilustração estilo 'fast-food': Speed Painting", a Elfa e o Leão Begabung (esse é o nome do leãozão que a acompanha) já estavam retratados...sutilmente, mas são os 2.
Obs2.: As comparações das duas ilustrações não têm aqui qualquer motivação de exaltar uma em  detrimento da outra, mas só mostrar como uma mesma técnica, com mais tempo, pode ter um resultado ainda mais refinado. Na ilustração do fundo roxo do post anterior, os contornos das pinceladas são bem mais evidentes, enquanto que na ilustração com o leazinho mágico (o Lambert) e com cenário mais trabalhado, as pinceladas são bem suaves, especialmente no primeiro plano. REPITO: isso não é demérito da primeira! É só uma opção de acabamento. Se o fato de vermos as pinceladas fosse um defeito, praticamente todo grande pintor modernista genial seria "fraquinho fraquinho". ;)








terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ilustração Akiré : Elfa, magia e leões



Depois de uns diazinhos sem novas postagens, cá retornamos.

Neste post e no próximo publicarei duas ilustrações inspiradas numa mesma personagem, criada por mim há cerca de 4 meses. É dessas personagens que surgem meio que do "nada", inspirados em coisas (leia-se pessoas, nesse caso) que nos fazem tão bem que a gente, sem querer querendo, tem a sensação clara que precisamos exteriorizar essa sensação boa quase vulcânica pro mundo. É como se, caso não fizermos isso (exteriorizar), estamos prestando um desserviço pro cosmos, ou sei lá o quê! :P

A Akiré é essa Elfa. Um ser mágico com alma purificada, embora seja vivida o suficiente pra conhecer as armadilhas da vida, daí ter lá suas partes de armadura espalhadas no corpo. De sorriso fácil, é arredia a tudo o que tem clima pesado ou que ofensivo ou negativista. Palavrões desses desferidos como golpes são vistos por ela como uma espécie de uso indevido de energia, um desperdício. Apesar do olhar por vezes indecifrável, é claramente uma figura de virtudes, bondade e que só quer ser feliz e dar o seu melhor. Como boa Elfa pura, é imortal.

A ilustração foi feita no Adobe Photoshop CS3, iniciada e finalizada no próprio programa num período não muito preciso durante um dia de Junho de 2009.

No post seguinte, a Akiré em outra ilustração, com acabamento mais refinado. Nele, também postarei detalhes das duas pinturas para deixar mais claro o acabamento de ambas.

Mais uma vez, obrigado pela visita! Até breve! :D

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ilustração Bailarina : pastel oleoso

Pra quem leu "pastel oleoso" e achou que seria contada aqui uma história sobre desenhos borrados em algum acidente numa feira, é bom ficar avisado que o pastel oleoso em questão é um tipo de GIZ de pintura. Existe, inclusive o giz pastel seco e os pastéis em forma de lápis.

Essa pintura foi feita com esse material sobre papel cartão formato A4...já é antigo (tem uns 6 anos + ou -), mas considero interessante.

A intensão foi simular pintura no estilo "belas artes". O acabamento do fundo é propositalmente mais "grosseiro" que o da bailarina e do cão basset do primeiro plano, para dar destaque a estes. A perspectiva também foi deliberadamente forçada, com a intenção de "agigantar" a bailarina. Sutilmente toda a pintura é banhada pelos tons de rosa, pra brincar com a iluminação teatral e também valorizar a delicadeza da bailarina.

Ilustração Marilyn Manson :novo software

Pesquisar é sempre útil, enriquecedor e importante. Seja um novo material de pintura, uma nova linguagem visual ou um novo Software.

Essa ilustração, inspirada em show da banda Marilyn Manson (que este que vos digita estava presente), foi feita nesse esquema há cerca de 1 ano.

Li em uma pesquisa a la Google mesmo, sobre um programa chamado Artweaver.

Trata-se de um programa voltada para pintura digital. Não é tão completo quanto um Photoshop ou um Painter, mas tem uma interface amigável e recursos interessantes de pintura. Reparei nele, efeitos de pincelada comuns ao Painter e que o Photoshop ainda não tem (pelo menos, não que eu tenha descoberto ainda):

Efeitos "físicos" das pinceladas - é como eu costumo chamar.

São aquelas simulações de pinceladas sobre papel no mundo físico, de maneira que, quando você dá uma pincelada com uma cor e então, dá outra pincelada com outra cor por cima da primeira, ambas se mesclam, formando "borrões" ou mixadas mais próximas das pinceladas reais, como pintura a guache ou óleo ainda frescas. Dá pra ajustar as configurações das pinceladas também, com menos ou mais força, limites das pinceladas, etc.

Vale a pena brincar.
Ah, não saberia precisar quanto tempo se levou pra fazer essa ilustração, mas foram algumas horas de trabalho, entre pesquisa de referências fotográficas e "fuçadas" nas ferramentas do programa.

Abaixo, um detalhe maior da ilustração pra mostrar as pinceladas com maior evidência, além de uma da etapas do rough.

Ilustração "MOTU" : Vilões e mais vilões

Só sendo fã de algo relacionado ao personagem He-man pra saber o que significa "MOTU", eu admito...é o meu caso! Como colecionador das action figures (bonecos em bom português brasileiro) do He-man, sei que MOTU é a sigla para:
Master Of The Universe - que é o nome original do universo desse herói.

Sobre a ilustração, a fiz entre um trabalho e outro, meio que de fã pra fã.

São cerca de 40 vilões, todos com alguma relação ao personagem Esqueleto (o sujeito com cara de caveira no cabeceira na mesa), seja como capanga, aliado ou animal de estimação.

A idéia era ter um ar de "confusão" mesmo (a arte-final tem propositalmente essa "cara"), e com toques de humor, já que tanto nos desenhos quanto nos quadrinhos (sim, foram lançados quadrinhos do He-man...é deles, aliás, que surgiu o herói), essa faceta costumava ser explorada.

Para os fãs, fica o desafio:
Quantos são e quais os nomes de todos os personagens retratados?

Para todos, ficam alguns detalhes ampliados abaixo.
Foi feita no Photoshop CS3.

ATUALIZADO:
como bem comentou um fã, passou despercebido no texto um detalhe na criação da ilustração.
A idéia, além de passar a impressão de muvuca, seria de um instante, uma fração de segundo, na preparação desse bando de bandidos para se tirar uma foto.
Por isso, todos estão virados pro mesmo lado, por isso há personagens fazendo chifrinhos nos outros e coisas do gênero. ;)



vilões assustadores...assustando!

robôs maquiavélicos...entregando pizza.

Seres violentos...fazendo "chifrinhos".

Vilões temidos...passando apuros...
Tudo em um só desenho!
>:D

sábado, 5 de setembro de 2009

Ilustração Leatherface : "Tutorial" do MSN

Na verdade, não se trata de um "tutorial" propriamente dito, mas de uma apresentação de um passo-a-passo das etapas de uma ilustração feita com os recursos das mensagens manuscritas do MSN.

Como em outras ilustrações postadas aqui, essa também saiu em meio a uma conversa, só que, esta, no Windows Messenger.

No meio da conversa ilustrada com uma certa pessoa que também é da área, nos propomos o desafio de ilustrar usando só os recursos limitadíssimos do MSN.

Pela pouca gama de cores (só 16), pelo curto espaço de tempo que queria usar (cerca de 25 minutos), pensei em fazer algo meio "grosseiro", visceral, expressionista e agressivo.

A primeira imagem que veio à mente foi o rosto do vilão Leatherface dos série de filmes "Massacre da Serra elétrica".
Abaixo, as telas que foram sendo salvas (com o Print Screen mesmo, e o Photoshop) à medida que foi sendo criada a ilustração.

obs.: o único grande defeito dessas mensagens manuscritas do MSN é que, caso a imagem fique um pouco mais complexa, o programa já não consegue envia-la. Não sou um expert em programação, mas, pelo o que eu entendo, o MSN usa uma limitação de caracteres por mensagem, seja ela texto ou manuscrita, logo, quando se chega nesse "limite", a mensagem não é enviada completa, no caso do texto, ou não é enviada de jeito nenhum, no caso de imagem.

obs2.: pra quem nunca usou o recurso, ele fica bem no rodapé da janela da conversa que você está tendo, ao lado do "A". É um ícone em forma de caneta (pelo menos na versão que uso, a 8.5.13. O legal é que se pode alternar entre uma mensagem de texto e um desenho sem problemas. Por exemplo: começando um desenho, clique no ícone "A", mande uma mensagem de texto, volte pro desenho, clicando na canetinha, continue o desenho e assim por diante.

Ilustração "meiga" : caneta bic na Timeline

Essa "cria" abre a sessão "Timeline" que será dedicada a trabalhos mais antigos, aqueles de até, no máximo, o primeiro ano da faculdade mas que, considero, avançados, no que diz respeito ao resultado final ou à técnica, até hoje. Resumindo: alguns dos "xodós" mais saudosos e que são, digamos, marcos na minha trajetória como criador. Aqueles trabalhos que, considerando idade, circunstâncias, material, aprendizado, enfim, tudo que envolveu a criação, não mudaria uma "vírgula" mesmo hoje em dia.

É o caso desse desenho.

Foi feito num bloco de notas (vide os buracos pretos à esquerda, da espiral), sem roughs a lápis ou algo assim, direto na caneta bic vermelha. Levou cerca de uma "aula e meia do cursinho", em meio a uma explicação ou outra do professor e um papo furado e outro dos colegas dos lados (era da turma do "fundão").

A lembrança é que a intenção na hora era tentar fazer algumas linhas bem suaves com a bic, tentando alcançar alguns meio-tons ou simular nuances degradés, como no caso do brilho dos cabelos, a textura da meia e da pele.

Nem é preciso comentar que acho bem interessante e expressivo esse tipo de acabamento... ;)

Ilustração estilo "fast-food" : Speed Painting

Não sei precisar quando foi que recebi um e-mail do meu irmão, o designer Zuz (www.zuz.com.br) com um link para ilustrações realistas feitas no melhor estilo "fast-food", ou seja, rápidas pra cac...enfim, muita rápidas. As chamadas "speed-paints" ou "speed-paintings".


Faz cerca de 2 anos isso, desde então, uma série de ilustrações realistas apareceram sendo feitas no Youtube nesse estilo. A maioria reproduções de fotos ou cartazes de personagens ou personalidades consagradas. E todas duram por volta de 5 horas para execução.

Essa ilustração foi feita no
Photoshop CS3, sem referência fotográfica, e procurei nem usar o zoom para pintar detalhes. Uma das poucas semelhanças que esta ilustração guarda com os Speed Paintings "tradicionais" é o "speed", digamos assim: foi feita em cerca de 25 minutos. De resto, não foi reproduzido nada de lugar nenhum...só um lugar escondido em algum canto "neurall" da mente desse que vos escreve.

Observação para os mais afoitos:
Não teve
briefing, nem passou por aprovação de cliente, diretores de projeto, editores...enfim, foi feito informalmente, conversando e aos devaneios. Digo isso, pois há quem pense que, por ter sido rápido, foi "fácil" e o ser fácil pode ser muito confundido por alguns, com o "sem tanto valor", etc...
Esse debate é, definitivamente, tema pra um post solo futuro. ;)


ATUALIZADO: como comentei em posts mais recentes a este, a personagem que aparece nessa ilustração é a mesma desses outros 2 posts abaixo. Dêem uma visitinha nos closes da Elfa Akiré e de seus leões nestes links:
-http://aldo-marques.blogspot.com/2009/09/ilustracao-akire-2-mais-refinado.html
-http://aldo-marques.blogspot.com/2009/09/ilustracao-akire-elfa-magia-e-leoes.html

nEURaLL : Mascote e alter-ego

Neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso, segundo definição da Wikipedia (www.wikipedia.org), em outras palavras, ele é O cara!

É quem faz pontes e transmite informações das mais diversas entre corpo e cabeça do corpo (humano ou não). Dor, fome, movimentos, refletir, captar...TUDO, só é possível graças a esse carinha e suas dezenas de milhões de "irmãos".

O nEURaLL foi inspirado nele. É um navegador incansável que parte da imaginação, faz escala nas memórias, faz o traslado na cultura e chega na concepção.
É objetivo, orgânico, visceral, aparentemente frio, porém cheio de vitalidade, energia e auto-confiança e é muito equilibrado. A roupa com estilo macacão de piloto é proposital, justamente por essa natureza desbravadora e cheia de conectividade.

Apesar de onisciente e onipresente sobre o conteúdo do blog, só aparecerá eventualmente para ilustrar uma idéia ou um post, mas estará sempre observando tudo dos bastidores e aconselhando o blogueiro a não "viajar" demais...

;)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Glossário

Cada área tem suas particularidades, inclusive na linguagem.
É o enfermeiro que fala “essa panturrilha está com aspecto cianótico...”
É o político que fala “vossa excelência está tergiversando...”
É o cinéfilo que diz “esse plano sequência é bárbaro!”
E por aí vai.

Pra isso está sendo criado este glossário, porque afinal de contas, ilustração, animação, design, cinema, que são alguns dos temas abordados aqui, têm lá suas particularidades...

Provavelmente, haverá aqueles que já estão familiarizados com todos os termos do blog e que possa pensar que o glossário é meio "desnecessário", mas o blog parte do princípio que nem todos têm esse perfil... e NÃO TÊM MESMO! :P

As palavras estão organizadas em ordem alfabética.

A

A4: é um formato de folha, seja de papel ou não. É padronizado e suas medidas são 21 cm X 29,7. É o formato de papel mais comum usado em impressoras domésticas.
A padronização não se resume só ao A4, mas ao A3, A2, A1, etc. Sendo que as medidas são basicamente uma o dobro da outra. Quanto menor o número depois do A, maior é a folha. Por exemplo: a A3 é o dobro da A4 (29,7 X 42).

C

Caracter: Qualquer letra, número ou símbolo gráfico, matemático ou ortográfico digitado é um caracter. Em boa parte dos formulários na internet, até a barra de espaço é considerado como um caracter

Character: Nos dicionários de inglês/português, as primeiras traduções para character costuma ser "caráter", "personalidade", "temperamento", mas, entre as traduções, há a que se aplica correntemente nas áreas de design e afins: personagem. Portanto, o Character Designer é o designer, o projetista, de personagens. Há campos diversos nessa área, que vão desde mascotes de marcas dos mais diversos produtos, até games e animações.

D

Degradé: É um efeito de massa de cor que começa em um tom ou matiz e termina em outra de forma suave. Normalmente, nos programas gráficos, esse efeito é chamado de gradient. Pode ser de um tom claro pra um escuro da mesma cor, ou mesmo de uma cor pra outra.

M

MSN ou Windows Messenger: É um programa (software) da Microsoft usado pra conversação entre duas ou mais pessoas pela internet. A idéia é papiar digitando (teclando ou "tecendo" como diz a gíria internética) nas janelas do programa.

P

Pixel Art: linguagel visual confessamente inspirada nas imagens dos videogames mais antigos, mas que, indiretamente também têm influência histórica e cultural de outras formas de linguagem como o ponto e cruz da costura, dos mosaicos, entre outros.
As imagens são formadas por quadrados ou blocos de formato similar e de cores chapadas variadas. No caso da linguagem atual, esses "quadrados" são os pixels que formam as imagens digital, que é a menor parte de uma imagem. O termo pixel, aliás, vem de "PICTURAL ELEMENT", ou seja, o elemento da imagem. O que há de mais "elementar" e básico da imagem.
Para se criar um imagem em Pixel Art, portanto, a idéia é editá-la pintando-se individualmente pixel a pixel, fazendo com que ela tenha seus contornos bem quadriculados.
É uma linguagem muito usada ainda hoje em jogos eletrônicos para celular ou mesmo em painéis eletrônicos em estádios ou no metrô, por exemplo. Repare nos contornos dessas imagens e você entenderá melhor o que é a Pixel Art ou visite esse post desse blog com imagens de detalhe de uma ilustração feita em Pixel Art aqui.

Post: Nos blogs, post é cada um dos artigos publicados. Por exemplo, no caso desse blog, o "glossário" é um post, assim como o "sobre" e assim por diante.

R

Rough: lê-se "Ráfi". É um rascunho, um esboço de algum projeto qualquer. Aquele desenho prévio que não tem acabamento refinado, mas que já dá uma idéia de como o projeto ficará no final.

S


Spam: Basicamente, são mensagens eletrônicas enviadas em massa. Normalmente são enviadas por e-mail, mas também podem aparecer assim, em comentários de blogs, em mensagens no Twitter e por aí vai. Em 99% (número hipotético, mas que acredito estar bem próximo da realidade..ehehehe) das vezes têm conteúdo inconveniente pra quem recebe. Há de vários tipos, desde os mais "inocentes", com correntes motivacionais até vírus, loucos pra saquear nossos computadores. A Wikipedia (pt.wikipedia.org) tem um artigo bem interessante sobre Spams. Caso queira dar uma lida nele, clique aqui.

T


Tablet: A tablet é um hardware ou periférico, se preferir, ou, simplesmente, um acessório para computador que consiste de uma mesa digitalizadora e uma caneta. Ela funciona como um mouse, mas, no lugar do mouse, você tem uma caneta (em alguns lugares, chamada de stylus), e no lugar da sua mesa, há uma mesa digitalizadora aonde sua caneta desliza a ponta. Essa mesa digitalizadora faz o papel da tela do monitor e possui uma malha de pontos sensíveis ao toque e à pressão. A ponta da caneta também tem esse tipo de sensibilidade, com isso, a Tablet possui 2 grandes vantagens sobre o mouse:
1- O manuseio propriamente dito, que simula uma caneta;
2- A possibilidade de fazer desenhos e formas que vão da linha mais fina à linha mais grossa ou mesmo, da mais clara à mais escura, num único traço, só aumentando ou diminuindo a pressão sobre a mesa.
É um acessório largamente usado pelo pessoal de artes gráficas de um modo geral, isso inclui esse bloqueiro aqui. :D
Ilustrar com ela é infinitamente mais prático do que com o mouse.

- Sobre marcas e recomendações (se você não pretende comprar uma Tablet, não precisa ler o resto desse verbete sobre tablets):

A marca mais usada e recomendada costuma ser a Wacom, mas há outras bem mais baratas que fazem bem o serviço também, como a Genius...que, por acaso, é a que uso. Em 4 anos nunca tive qualquer problema e, fazendo testes rápidos comparando ela com um modelo mais recente da Wacom, na prática, não senti nenhuma diferença, mesmo em pinceladas mais complexas.
Mas, claro que a Wacom tem lá suas vantagens, até pra justificar as diferenças gritantes de preço, e é largamente elogiada, não à toa. Ela tem botões de rolagem na mesa, não usa pilha na caneta (que a Genius usa), e tem uma bela compatibilidade com sistemas Apple (os macintoshs da vida) e monitores wide, características que são como et´s para a Genius.
Resumindo: se você quer uma tablet pra usar até do avesso e em tudo que é plataforma e monitor, e está com uma graninha "sobrando", compre uma Wacom. Se quer uma tablet pra usar em PC´s e com monitores mais "comuns", e não está com tanta saúde no bolso assim, a Genius já ajuda horrores. No meu caso, nunca tive a necessidade de comprar uma Wacom, por isso continuo feliz e contente com minha Gênius.

Tutorial: Vem da palavra Tutor, que é um sujeito que ensina algo. Pode ser um programa ou texto que tem como intenção mostrar em etapas, em passo-a-passo como se fazou se fez determinada coisa ou que caminho se deve seguir pra fazer algo.


---------------------------------------------------------------

Como sempre: o Blog estará sempre aberto a sugestões!
;)

Valeu pela visita!!
Boa navegação!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Links

Antes de detalhar os links abaixo, vale lembrar o link para outra galeria com ilustrações diversas desse blogueiro:
- aldomarques.carbonmade.com

Feito o lembrete, abaixo, estão listados links nas categorias:
1- LINKS ÚTEIS (Sugestões de sites que considero interessantes para consultas relacionadas às áreas de criação e afins);
2- REFERÊNCIAS (Sites para inspirar!);
3- LINKS DO BLOG (Um rápido “mapa” da interface do Blog. O que você encontrará nos links do próprio blog. Pra quem já está familiarizado com a linguagem dos blogs e mesmo da internet, essa parte é dispensável).
...e em breve haverá um espaço para links de parceiros e colegas de interesses e áreas em comum.

Aí vão eles!

---------------------------------------------------------------

LINKS ÚTEIS:

INPI
- www.inpi.gov.br
Site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Trata-se do órgão brasileiro responsável pelo registro de marcas e patentes, entre outros serviços.

Biblioteca Nacional
- www.bn.br
Site da Fundação Biblioteca Nacional, que é a Fundação que detém o acervo de propriedades intelectuais no Brasil.
É a responsável pelo acervo e registro de personagens, roteiros, entre outros, por exemplo. Vale à pena consultar.
Também é interessante pra se fazer pesquisas sobre livros, manuscritos, obras raras, entre outros tipos de obras.

CGI e Registro
- www.cgi.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil é o órgão responsável por coordenar os serviços de internet no país. Tudo que gira em torno de regulamentação, administração, inspeção, etc, da internet “ponto BR” é vistoriado por esse Comitê.
Entre as suas subdivisões há o...

- www.registro.br
...que tem como principal função o registro de domínios de internet com o “BR” no final. É o site a ser consultado para fazer pesquisas de domínios disponíveis (ou não) no Brasil. Tem um FAQ bem completo, sobre dúvidas pertinentes a registro de domínios e assuntos afins. Se pensas em registrar um domínio, visite esse site!

Wikipedia
- www.wikipedia.org
É uma dessas "maravilhas" que surgiram na internet nos últimos anos. Trata-se de uma enciclopédia online e livre, com vários idiomas, cujo "grande barato" é o fato de ser colaborativa, ou seja, pessoas comuns do mundo inteiro podem colocar informações nela, criar novos verbetes ou corrigir verbetes que já estão no ar...tudo moderado por uma equipe e pelos próprios usuários. É uma ótima fonte de pesquisa sobre praticamente qualquer assunto. Pesquisa "rápida" é bom frisar, visto que nada substitui ainda leitura de livros, uma mídia ainda mais confiável que a internet.
Obs.: pra quem quiser visitá-la dreto na sua versão em português, o link é pt.wikipedia.org. Pra quem tem boa leitura no inglês, é o idioma que dispõe do maior número de verbetes. O link é en.wikipedia.org.

Internet Movie Data Base
- www.imdb.com
É o maior acervo na internet sobre profissionais do cinema. É bem útil pra quem usa o cinema como referência e quer lembrar em quais filmes determinado profissional do meio participou. Não tem só diretores e atores...tem profissional de tudo que é área...e também não são só os “figurinhas carimbadas”, mas os menos famosos também.

Vimeo
- www.vimeo.com
Site no estilo do Youtube (http://www.youtube.com) , só que os vídeos são em melhor resolução. Não tem a mesma quantidade de vídeos que o Youtube, mas vale a pena!

---------------------------------------------------------------

LINKS REFERÊNCIAS:

Raph
- www.raph.com
Galerias e fórum só com artistas e designers 3D.

Concept Art
- www.conceptart.org
Galerias e fórum com artistas e profissionais “cobras” em Concept Art (ou Concept Design).

FWA
- www.thefwa.com
Galeria completíssima e sempre atualizada de sites que são desbundes de qualidade em diversos segmentos.

CGTalk
- www.cgsociety.org
Galerias e fórum com artistas e designers de computação gráfica.

---------------------------------------------------------------

LINKS DO BLOG:

Menu do Topo (essa barra preta horizontal)
- Home = leva pra página inicial do Blog. Vale também se clicar no título do Blog “aLDO mARQUES : nEURaLL”
- Sobre = texto sobre o administrador do Blog e sobre os conceitos e intenções do Blog.
- Termos de Uso = as regrinhas de “boa conduta” adotadas pelo Blog.
- Links = links úteis diversos.
- Glossário = um mini-dicionário com as definições de alguns termos que não são tão usuais para o leitor comum (comum no sentido de não serem tão familiarizados assim com áreas como tecnologia, ilustração, design, quadrinhos, etc). O Blog sempre aceitará sugestões de palavras para serem colocadas nesse link.
- Contato = contatos diretos com o blogueiro ilustrador, designer, animador, etc etc... ;)
Os contatos também podem ser vistos no menu da direita, abaixo da caixa de busca do blog.
- Feed = Se quiser acompanhar os novos posts do Blog sem precisar ENTRAR no blog, assine o feed do Blog. Se quiser saber mais sobre os Feeds, dêem uma visitada no (ótimo) blog “Dicas Blogger” no link http://dicasblogger.blogspot.com/2008/10/o-que-so-feeds-e-para-que-servem.html

Menu da direita
- Caixa de Busca = digite naquele espaço em branco uma palavra-chave para fazer uma busca dentro do Blog.
- Arquivo = Links para os posts organizados por data.
- Índice = cada post possui um ou mais marcadores, que são as “categorias” do post, por exemplo: o link CONTATO tem os marcadores “contato” e “perfil”. São essas palavras-chave que você encontra no Índice. Ao clicar num link do Índice, como o Perfil, por exemplo, o blog vai filtrar e mostrar só os posts com esse marcador.


É isso aí...nos míííínimos detalhes...
Aos poucos, esse post será incrementado. Sugestões de links serão super bem-vindas!

Boa navegação!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Contato

Quer bater um papo informal ou profissionalmente, entre em contato em:

Telefone: (11) 99404-6979
E-mail: aldo@aldomarques.com

Lembrando que estou sediado na cidade de São Paulo, mas que não há qualquer empecilho para conversarmos sobre trabalho, orçamentos, consultas, etc, caso você esteja localizado em outro Estado ou, por que não, outro país.

Visite também uma outra galeria com mais trabalhos na internet em:

http://aldomarques.carbonmade.com

Em breve estrearei outras galerias na internet! Assim que o fizer, atualizarei aqui no blog.

Sobre

Sobre o BLOGUEIRO:
aLDO mARQUES (codinome "nEURaLL") é Brasileiro, paulistaníssimo, branquelo, designer de formação e, como costuma dizer, de “criação” também – o pai arquiteto e a mãe “customizadora-ocasional-de-tudo-que-é-coisa” acabaram, mesmo sem querer (querendo) incentivando a veia criativa nos filhos (no plural mesmo, porque o irmão do blogueiro é também designer, e dos baitas!).

Como profissional, é Ilustrador, animador 2D, designer de personagens (character designer), concept designer, storyboarder e designer (os contatos estão no link CONTATOS e no menu da direita, ok?).

Como sujeito, é um aficionado por cultura (leia-se cinema, quadrinhos, festivais, exposições, viagens, shows, museus, enciclopédias, ou mesmo um bom papo, enfim, tudo), aonde busca ininterruptamente novas formas de se entender o mundo, a si próprio, as pessoas ao seu redor e de onde extrai idéias para novas criações.

Um incorrigível curioso isento de preconceitos que usa como principais inspirações tanto de vida como de profissão, o cinema, a natureza e as pessoas (os entes queridos, em especial).

O cinema, por considerar esta, provavelmente, a forma de arte mais completa por trabalhar de forma tão simbiótica e rica a narrativa (roteiro, edição, etc), o visual (direção de arte, fotografia, etc), a música (trilha incidental, etc) e o som (efeitos sonoros,etc) numa tela chapada em duas dimensões e em cerca de duas horinhas; haja “etecéteras”! E a natureza (benditas enciclopédias ilustradas com animais da infância...), pelo simples fato de ser perfeita. Simples assim. Por que mais poderia ser? É uma mãe mesmo, e como é paciente com o filho “homem”.

Agora, fugindo do papo “hippie”, o blogueiro está sempre em busca de novos, instigantes e desafiadores trabalhos e projetos (pessoais ou contratados) dentro das áreas já citadas acima e outras correlatas como caricaturas, criação de presentes artesanais personalizados e modelagem.

Entre os projetos mais recentes, o Blogueiro, aliado a um grande parceiro, ficou entre os suplentes no Edital do projeto AnimaTV, superando estúdios de animação consolidados no mercado; está também no decorrer de um curso de extensão que aborda a Linguagem, Estética e o Olhar Cinematográficos, e produzindo projeto pessoal de quadrinhos além de, paralelamente, estar fazendo seus tradicionais trabalhos freelance.

Como freelance, já fez trabalhos para clientes como TV1 em parceria com a Globo.com, Bradesco, Porto Seguro Seguros, Grupo Marista, Itaú, Tetrapak, entre outros.


------------------------------------------------------

...Sobre o BLOG:
Tem como intenção primeira ser um canal com linguagem informal (que é o espelho do blogueiro), de bate-papo mesmo, entre seu criador e os visitantes, seja quem for.

Ok, mas e o conteúdo?

A maioria dos posts são apresentações dos trabalhos do blogueiro...

...alternados, porém, a estes trabalhos, serão postados textos falando sobre o ofício do ser ilustrador/designer/animador e assuntos correlatos a isso, como definições dessas áreas, estilo verbete de enciclopédia (mais informal!), além de posts divulgando referências sejam visuais ou conceituais. Eventualmente, alguns posts sobre impressões e devaneios do blogueiro serão considerados, assim como posts passo-a-passo de alguns trabalhos, especialmente os das animações pessoais.

Sobre o conceito do blog e a seleção de trabalhos expostos aqui, o espaço não pretende prestigiar mais os trabalhos feitos profissionalmente (leia-se “pagos”) em detrimento dos pessoais, nem tampouco valorizará mais os mais recentes em detrimento dos mais antigos.

O motivo é simples:

Quem, de qualquer área que envolva criação, que não tem trabalhos pessoais que são verdadeiros "xodós"?

Muitos dos nossos trabalhos pessoais chamam tanto a atenção quanto trabalhos feitos profissionalmente (às vezes até mais) e muitos deles acabam sendo responsáveis por alguns dos nossos contatos profissionais, portanto, o blogueiro os considera de igual importância, sendo assim, nada mais justo que apresentá-los de forma igualitária.

O blogueiro, aliás, chama a todos seus trabalhos de filhos, logo, o “amor de pai” é igual sempre. Essa é a idéia!

Obs.: esses 2 últimos parágrafos merecem post próprio, pois a forma de apresentar nossos trabalhos é sempre motivo de debate na área... :)



No mais, o Blog espera sua visita e seus comentários, assim como sugestões, dicas, críticas e, claro, contatos profissionais, ok?

Bem-vindos e o blog agradece sua leitura até aqui (torcendo pra ela ser incentivadora para o restante do blog!!) ;)

Termos de Uso

O blog será pautado por (BOA) educação, respeito, "gente-bonice", aberto a sugestões, críticas, portanto, será moderado, pois blogs, apesar de se utilizar de uma mídia pública (há controvérsias), é privado (tem dono com valores e costumes próprios), não “privada”, como, infelizmente, uma pequena parcela de navegantes da www insiste em achar.

Abaixo, as regras utilizadas pelo blog, ok? Não são muitas, prometo! ;)

Não serão aceitos/publicados comentários:
1-Com teor racista ou preconceituoso de nenhuma espécie. Qualquer comentário contendo discriminação social, de cor, credo, times de futebol, preferência sexual, medidas da cintura, cor ou corte de cabelo, etc, serão devidamente excluídos.
2- Com agressividade e/ou ofensivos , com palavrões e coisas do tipo.
3- Com SPAM.
4- Comentários que não estejam diretamente relacionados ao post ou aos conceitos e valores do Blog.
5- Com links suspeitos.

Sobre o uso e/ou reprodução do conteúdo do Blog:
Antes de inaugurar esse meu (primeiro) blog, em pesquisas sobre o universo deles, os blogs, notei entre os blogueiros mais experientes um respeito mútuo e uma preocupação clara e louvável de proteger, além de seus próprios textos e criações (seu conteúdo), os dos colegas.
Como alguém formado em uma área de criação, fiquei realmente contente com essa atitude dentro da chamada “blogosfera”.
Portanto, vale aqui a lembrança básica de que, se tem a intenção de reproduzir um texto ou imagem parcialmente (ultra importante no caso desse blog, por ser de um profissional de criações visuais), entre em contato com o criador dos mesmos (eu) antes e, depois, tendo recebido a permissão (após uma análise do pedido), não deixe de colocar os devidos créditos, ok?
Vale ressaltar que a permissão de reproduções TOTAIS de qualquer conteúdo de um post desse blog serão absolutamente raras e só em casos excepcionais.
Em suma:
Reproduzindo depois de fazer um pedido cordial e colocando os devidos créditos, as coisas fluem bem e você ainda ganhará um camarada, além de estar demonstrando civilidade e respeito perante o patrimônio intelectual alheio...reproduzindo e/ou utilizando o texto ou imagem sem permissão, tal ação pode, inclusive, ser enquadrado como PLÁGIO, CRIME, essas coisas.

Direito autoral é intransferível, inegável e inalienável!


Estou seguro que nada disso será necessário, até pelo estilo e conteúdo do blog, MAS organização nunca é demais, não é mesmo?

Sintam-se em casa e apreciem sem moderação (ou COM, dependendo da conduta! ;))