quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Trabalho de Graduação : Concept Art/Design


O figurão acima é um dos líderes de um exército de uma raça de mortos-vivos com consciência chamados "Abandonados". São mortos-vivos que, por uma série de eventos, conseguiram recuperar a consciência que tinham em vida. Por serem, na sua imensa maioria, seres bons quando vivos, formaram um exército próprio, com poucos recursos, porém, com muita união e vontade de acabar com o demônio que os tornou tais monstruosidades. Usam máscaras e faixas pelo corpo como forma de respeito e proteção à digniddade ao passado deles de vivos, pois a pele se deteriora gradativamente no pós-mortem e a forma morta não é bem a referência que eles têm de si.


Me formei há 3 anos como Bacharel em Desenho Industrial (Design, em bom "português") com habilitação em Programação Visual no Mackenzie (139 aniversários já...tá velhinha). Gostei do curso, apesar do próprio curso ainda clamar por melhoras aqui e ali, é bem prático, visceral, do tipo que faz a gente sujar a mão.

E, na minha opinião, uma grande qualidade desse curso (por que não, da área como um todo?) é a imensa gama de temas e áreas que podem ser exploradas nos trabalhos de conclusão. Trabalhos mais "tradicionais" de design, como projetos de sites, revistas, marcas e embalagens se misturam a ensaios conceituais fotográficos, animações, quadrinhos, entre outros temas...OUTROS como o que escolhi para o meu trabalho de conclusão: o Concept Art ou Concept Design para game.

O concept art/design é a conceituação visual de um universo qualquer. Meio amplo?
São aquelas ilustrações, estudos, rascunhos e anotações que representam os conceitos de um filme, animação, game, quadrinhos ou mesmo peças publicitárias. Incluem praticamente tudo que é visual em um produto desses, como personagens, cenários, veículos, acessórios, e até quesitos como idéias para iluminação, clima (em todos os sentidos). É como um grande guia visual/conceitual usado como referência pelos artistas e criadores que farão o produto final. Exemplo: se vai se criar um povo para um filme de ficção científica futurista, várias perguntas têm que ser respondidas e representadas no visual dos sujeitos, como se eles têm muitos recursos materiais, e se têm, eles ostentam ou são mais reservados, se vivem num deserto, eles são humanos, monstros, ets, se são bélicos, pacíficos, se têm pele resistente ao Sol ou usam roupas pra se proteger ou se usam o Sol como fonte de energia ou vivem debaixo da areia, e como o meio ambiente onde esse povo vive influencia na sua personalidade, etc, etc, etc...

Concepts também são usados e abusados em várias outras áreas do design, como criação de carros, design de interiores, moda, entre outros...enfim, é amplo mesmo, tanto o trabalho em si como o uso dele. No Brasil, ainda é meio desconhecido (ok, "meio" estou sendo legal) esse tipo de trabalho...pra game então, que é uma indústria ultra embrionária então, nem se fala...mas essa é outra história, por hora, fiquemos aqui com algumas das ilustrações criadas para o meu Trabalho de conclusão da faculdade.

Resumidamente, o objetivo do projeto era criar Concepts para uma continuação fictícia (criada por mim) da série de games (que existe) Warcraft. São jogos de estratégia com temática de fantasia medieval, claramente inspirado em universos como Senhor dos Anéis e Dangeous & Dragons.

Os roughs foram feitos à mão mesmo, à lápis, enquanto que as ilustrações foram feitas no Photoshop...não lembro qual versão era na época. O legal dessas feitas no computador é que, na ocasião, eu não tinha tablet (aquelas mesinhas que vêm com uma caneta pra desenharmos no computador) ainda - a comprei mais pro final do trabalho - portanto, foram feitas no mouse, o que fez o desafio aumentar. E, mesmo depois de comprada a tablet, ainda não sabia configurá-la pra usar o recurso da pressão da ponta, que é o que faz a caneta da tablet simular linhas mais "reais" que vão do mais fino pro mais grosso ou do mais claro pro mais escuro de acordo com a pressão que você impõe na mesa.

Feitas com o mouse ou não, gosto do resultado da maioria das ilustrações mas, principalmente, das criações. São personagens bem interessantes...pelo menos, assim o "pai" aqui vê seus "filhos" até hoje, 3 anos depois. ;)

Aí vão algumas delas! Abaixo das imagens, há um breve comentário sobre os personagens.

Se quiserem ver mais imagens desse trabalho, visitem uma galeria mais completa em:
http://www.behance.net/Gallery/TGI-Concept-Design-FaculdadeCollege/315311  
obs.: pra quem gostar das imagens e quiser demonstrar isso, há um botão ao final da galeria com os trabalho chamado "click to appreciate it". Basta aperta que você estará dizendo "taí, gostei! Bom trabalho!"...eu fiquerei imensamente agradecido pela apreciação! ;)



Essa figurinha "simpática" acima é uma das criaturas que imaginei para fazer parte do exército dos Mortos-vivos no jogo fictício. Trata-se de uma mulher grávida que é assassinada em um ritual macabrérrimo e mágico, no qual, ambos, ela e a criança, se transformam. A mãe, num espectro negro e violento que proteje o feto, e o feto se torna uma figura que transita num limbo de dor e sofrimento infinitos. É uma criatura feita para emboscadas pois, para os seres que não são mágicos, eles não aparentam suas verdadeiras formas.






Mais uma criatura criada para o exército dos Mortos-vivos. Esse aí é uma espécie de "pipa" que fica planando sobre um campo de batalha onde haja magos. Essas criaturas absorvem as magias conjuradas pelos magos inimigos e as atiram de volta ora com o martelo, ora com a boca.



Esse é um monstro criado pelos Mortos-vivos para servir como uma espécie de tatu/minhoca gigante disseminador de doenças. A função dele é vagar terra abaixo nas fazendas e hortas dos povos inimigos, contaminando os recursos destes. O corpo dele foi inspirado em animais como tatus, pangolins e tamanduás. A cabeça é bem pontuda, pra melhor "furar" a terra. As garras são enormes pás para melhor cavar o caminho e a calda é comprida, repleta de substâncias infecciosas que ele vai despejando ao longo do caminho subterrâneo.

ATUALIZADO: inseri a palavra TABLET no glossário, caso alguém não tenha muita noção do que seria esse tal aparato de computador. ;)
ATUALIZADO 2: A pedidos, postei comentários sobre a criação das criaturas abaixo das imagens delas.

0 comentários: